COMEÇA NO DIA 10 DE ABRIL A 21ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA.
Administração - Sexta-feira, 05 de Abril de 2019

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da UBS de Pracinha, Gabriele, informa que começa no dia 10 de Abril a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com término previsto para 31 de Maio. A meta para vacinação dos grupos priorizados é de 90%. A vacina que esta sendo utilizada é a vacina trivalente, protege contra três diferentes tipos de vírus dentre eles H1N1 e H3N2. A vacinação é a medida mais efetiva para prevenção de influenza grave e suas complicações. Este ano foi ampliado a faixa etária para as crianças, foi incluído no grupo prioritário CRIANÇAS COM IDADE DE ATÉ 05 ANOS 11 MESES E 29 DIAS.
Os grupos prioritários para vacinação este ano são os mesmos do ano anterior:
- crianças entre 6 meses e menores de 6 anos
- gestantes
- puérperas (até 45 dias após o parto)
- trabalhadores da saúde
- pessoas com 60 anos ou mais ou que irão completar 60 anos até 31/12/2019
- indígenas
- pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos
- população prisional e os funcionários do sistema prisional (SAP e outros)
- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas
- professores das escolas públicas e privadas
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, motivo pelo qual é feita anualmente. A vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e para o lactente. Além de proteger a mãe, a vacinação durante a gestação reduz o impacto da doença em bebês e o risco de hospitalização que é extremamente elevado nos primeiros meses de vida.
No dia 04 de maio, sábado, a Unidade Básica de Saúde estará aberta das 8 às 17 horas para a vacinação.
É importante que a pessoa a ser vacinada compareça na unidade portando caderneta de vacinação e cartão nacional de saúde - "cartão do SUS".
